03/04/2010

MUTEMATH - Superpost

(Tradução da Wikipedia Engish)

Mutemath (muitas vezes escrito como MUTEMATH), ganhador de Grammy Award, é uma banda de rock americana de Nova Orleans que se formou em 2003. Suas músicas são compostas de muitos elementos e tem sido descrito de electro-rock alternativo a experimental-psicodélico-pop gospel, para dar-lhe um toque futurista à suas músicas. O grupo é formado por Paul Meany nos teclados e vocais; Darren King na bateria, samples, e programação, Greg Hill na guitarra e Roy Mitchell-Cárdenas no baixo, mas muitas vezes ele usa outros instrumentos para a variação de sonoridade da música.

História
Formação
Mutemath começou em 2001 como uma colaboração de longa distância entre Paul Meany em Nova Orleans, Louisiana e Darren King em Springfield, Missouri. Os dois se conheciam uns aos outros com o seu trabalho em conjunto da banda anterior Meany Earthsuit. Ocasionalmente Paulo recebeu CDs demo instrumental de Darren. Bastante impressionado com seus esforços, Paul contactou Darren e perguntou se ele poderia mexer com as demos um pouco, adicionando algumas idéias próprias. Darren sendo obrigado, os dois se puseram em marcha a uma espécie de composição de ping-pong, jogo que levaria vários meses até que Darren fosse convidado a preencher a vaga de baterista da Earthsuit. Porém, a banda de rock cristão experimental começou a se dissolver rapidamente. Após Earthsuit finalmente se desfazer, King se mudou para New Orleans e começou a falar de uma possível colaboração com Meany. Os dois trabalharam em demos e jogou um punhado de shows sob o nome de "MATH" (matemática).
Com a contratação do guitarrista Greg Hill, o trio trabalhou em seu estúdio em casa, em New Orleans, escrevendo e gravando uma coleção inteira de músicas novas. Paul imediatamente jogou as demos para o amigo de longa data e produtor Tedd T., que se apaixonou à primeira audição. O trio continuou a trabalhar em demos com T. Tedd para um possível EP, enquanto toca com outro membro Earthsuit, Adam LaClave, do grupo de art-rock Macrosick.

Reset EP
Após meses de considerar diferentes opções para seu novo empreendimento, o grupo decidiu fazer as coisas por conta própria e mudou seu nome oficialmente para "Mutemath" depois de descobrir que "MathMutemath" já vinha sendo usado por outro grupo. Meany recruta T. Tedd e o advogado e ex-gerente da Earthsuit, Kevin Kookogey, para formar a Teleprompt Records, como uma forma de controlar independentemente os lançamentos de Mutemath. Teleprompt entrou em um acordo de transação de desenvolvimento com a Warner Music Group em 2004, liberando a estréia Mutemath de Reset EP. A banda deixou Macrosick, recrutou o baixista Roy Mitchell, Cardenas, e começou uma turnê para promover o lançamento, usando sites populares de redes sociais como o MySpace para divulgar a palavra do grupo. Como sua base de fãs cresceu, ele começou a ver um crescente número de shows vender na primavera de 2005. No outono, juntaram as música e fizeram a abertura do Tour Mae e Circa Survive, onde falaram de suas mostras e atualizando seus blogs de vídeos em uma base noturna gradualmente, atraindo mais e mais pessoas para o Mutemath grownd-swell. A banda vendeu mais de 30.000 cópias do EP Reset antes do álbum ser lançado em 2006.

MutemathEm janeiro de 2006, a banda partiu em uma turnê de seu álbum de estréia auto-intitulado. Foi lançado de forma independente, em resposta a indecisão Warner Music Group sobre o que fazer com Mutemath, resultando em um impasse de marketing que ameaçava de todo o projeto ficar engavetado. Assim, ao final de 2005, Teleprompt moveu uma ação contra a Warner Music Mutemath pedindo para ser liberado de seu contrato, enquanto Teleprompt prosseguiria para promover e vender a estréia auto-intitulado Mutemath, por si mesma.
A edição especial do álbum estava disponível apenas como uma liberação de "tour-only”, até que na loja online, a Teleprompt bateu recorde vendendo mais de 10.000 cópias em seu primeiro mês. Mutemath desembarcou na capa da Billboard e Pollstar sendo caracterizado em Alternative Press, Paste e Spin, bem como sobre no programa de Notícias MTV 'You Hear It First ". O grupo continuou a turnê vigorosamente, fazendo shows para multidões de milhares de pessoas em festivais como o Bonnaroo, Lollapalooza, Warped Tour Van, V Festival, CMJ Music Marathon em Nova York, e Voodoo Music Experience, em sua cidade natal de New Orleans.
Depois de meses de disputas legais com a gravadora mãe Warner Bros Records, Teleprompt, fora dos tribunais, em agosto de 2006, resolvefazer um contrato de re-negociação com a Warner.
WBR relança Mutemath, álbum de estreado em 26 de setembro de 2006. O álbum totalmente remasterizado traz faixas retrabalhadas dos seus Reset EP e um bônus de edição limitada EP ao vivo. O álbum estreou em 17º no Billboard's Top Heatseekers.
A banda voltou à estrada no início de 2007, com datas de abertura de The Fray e Wolfmother em várias cidades, e uma breve turnê na Europa. Flesh And Bones Electric Fun, um DVD ao vivo exclusivo foi lançado em 20 de março de 2007 com o acompanhamento de 43-city North American tour.
A banda também recebeu uma publicidade inesperada no American Idol, quando Chris Sligh, competidor, cantou "Tipical" no episódio do programa Top 24.

“Typical”
O primeiro vídeo-clipe de Mutemath foi da música "Typical", estreado no YouTube em 21 de março de 2007. O vídeo foi dirigido por Israel Anthem e mostra a banda tocando a música de trás pra frente. O vídeo feito com a New York Post Hot List, registrou mais de 100.000 visualizações em menos de quatro dias. A banda levou três semanas para aprender suas sua coerografia. Quando perguntado se a cantar para trás ou tocar bateria para trás foi mais difícil, Paul Meany respondeu: "Darren achou mais difícil".
"Typical" também foi lançada como primeiro single de rádio da Mutemath, em 10 de abril de 2007. A partir do final de junho, o single começou a receber grande airplay na Modern Rock. Rapidamente se levantou no gráfico da alternativa Mediabase, saltando de 115º para 65º e também foi a segunda música mais adicionada nas estações alternativas na semana de 13 de junho de 2007. O single depois saltou para o 36º na primeira semana de agosto de 2007, posição mantida por seis semanas antes que ele se mudou para uma posição de pico de 35º.
"Typical" foi apresentado em um comercial de televisão para o Canal Discovery, com clipes de programas como "Man vs. Wild", "Deadliest Catch" e "Dirty Jobs”.
O grupo se limitou a apresentações em festivais de verão diferentes em meados de 2007 para trabalhar escrevendo e gravando material. O desempenho de estréia da banda no Bonnaroo Music Festival coincidiu com a sua segunda aparição no The Late Late Show com Craig Ferguson.

O grupo apareceu em Transformers: The Album, lançado em 3 de julho de 2007, realizando a "Transformers Theme", em conjugação com o filme live-action dirigido por Michael Bay (embora a música não aparece no filme) e fez uma aparição na televisão no The Late Show com David Letterman em 17 de julho. O grupo estava no corredor para MTV2 junto com o livro Virgin Mobile's Book The Band para abrir o Virgin E.U. Festival, em Baltimore, Maryland, em agosto (Aiden ganhou com o Book The Band).
Mutemath, álbum de estréia, reapareceu na Billboard's Top Heatseekers, em agosto de 2007, nas posições de 4º a 28º, enquanto o single "Tipical" estreou em 39º no Billboard's E.U. Modern Rock Chart na mesma semana.
A banda caiu na estrada após apoiar-se na single em setembro de 2007, com o apoio do Eisley, que incluiu duas aparições na televisão. O primeiro foi em 19 de setembro, sua segunda aparição foi no programa Jimmy Kimmel Live. O show foi ao ar como a performance gravada no vídeo-clipe da banda, porém, recriaram o vídeo do single "Tipical" na frente da platéia, fazendo tudo ao contrário e, em seguida, jogou de volta em sentido inverso para a transmissão. Sua aparição na televisão foi a sua segunda estréia na NBC Late Night com Conan O'Brien, cantando "Break the Same", pela primeira vez na televisão em 17 de outubro.
Em 12 de novembro de 2007, a Atlantic Records anunciou que a banda iria se juntar a Alanis Morissette em Matchbox Twenty na América Tour, que começou em Hollywood, Flórida em 25 de janeiro de 2008 e funcionou até meados de março. Em 6 de dezembro de 2007, O grupo foi nomeado para um Grammy Award pelo seu clipe curto de música "Tipical". "Control", segundo e último single de Mutemath, foi lançado na rádio no dia 15 de janeiro de 2008. O videoclipe para o single foi gravado em Nashville, em janeiro, mas sua distribuição foi interrompida devido a problemas de direitos autorais em relação a um clipe lançado anteriormente de um grupo europeu. A banda também lançou o álbum junto ao seu DVD ao vivo 2007, Flesh And Bones Electric Fun: Mutemath vivo, via iTunes em 29 de janeiro de 2008. "Tipical" foi adicionada como uma canção para download da série Rock Band no início de 2009.
CONFIRA O VÍDEO-CLIPE AQUI
CONFIRA A MÚSICA NO JOGO ROCK BAND AQUI

Spotlight EP
Em novembro de 2008 o grupo lançou "Spotlight" no álbum trilha sonora do filme Twilight, de opiniões favoráveis. A canção foi o primeiro single do Armistice e foi lançado digitalmente 10 de fevereiro de 2009 em Spotlight EP que incluía faixas “B side” e um remix da canção por Son Lux. O single atingiu o 1º na Billboard Hot Singles da semana de 28 de fevereiro de 2008 e mantido no local por duas semanas consecutivas. O single caiu para 10º, antes de fazer a sua última aparição na parada na posição 3º da semana de 11 de abril de 2009. O grupo apresentou "Spotlight" pela primeira vez no The Tonight Show em 15 de janeiro de 2009, com aparições de LaClave e Allen do Club of Sons e Jeremy Larson, os quais têm trabalhado no novo álbum. O EP foi lançado também em vinil de edição limitada em 24 de março de 2009.

Armistice
O grupo passou a trabalhar escrevendo e gravando o seu segundo álbum em seu estúdio em casa, em Nova Orleans. O álbum, intitulado “Armistice”, foi lançado nos Estados Unidos em Teleprompt Records / Warner Bros Records em 18 de agosto de 2009.
Durante a gravação do álbum, vídeos de curta duração foram destacados para o perfil da banda no Youtube. Estes vídeos documentaram os trabalhos em curso no estúdio, incluindo entrevistas de rua onde os moradores de Nova Orleans são mostrados como exemplos do álbum (que não pode ser ouvida no vídeo), registrando suas reações. Qualquer clip de música real do novo álbum é apresentado de tal forma que apenas insinua como o álbum vai soar.
Em 4 de abril de 2008, Goodwin Films anunciaram que estavam trabalhando em um documentário sobre o making of da nova gravação de Mutemath. Sem mais pormenores foram anunciadas sobre a liberação do filme.
Segundo a biografia, o grupo quase separou-se durante a composição do álbum. A banda tinha escrito cerca de 16 canções nos 3 anos passados sobre o turismo rodoviário e esperava cortar a lista para 10, depois de se sentar para gravar em seu estúdio em casa, New Orleans. Semanas de trabalho com as velhas idéias e brigas entre os colegas de banda levou o grupo a começar a procurar por um produtor de fora para ajudar a orientar o grupo e estabilizar a tensão. Durante esta pesquisa, o grupo conheceu o produtor Dennis Herring e após ter ouvido o seu contributo, decidiu se desfazer de todo o material escrito anteriormente e começar do zero, levando a bordo Herring como produtor do álbum. A banda trabalhou durante os próximos três meses escrevendo quase 20 novas canções que forma armistice. A banda então passou um tempo no estúdio de Herring, em Oxford, Mississippi, gravando os toques finais do álbum.
Em 14 de janeiro de 2009, King disse em uma entrevista que depois de uma pausa para as férias, eles iriam "voltar para a gravação na esperança de ter tudo feito em março, de modo que o álbum pudesse sair em agosto. Tomou o caminho mais longo do que teríamos imaginado”. Além disso, ele mencionou que o álbum foi o primeiro álbum de Mutemath que envolveu a colaboração entre todos os quatro membros da banda.
O título para o registro do segundo ano foi confirmado como Armistice em 27 de maio de 2009 em uma entrevista na InsideBayArea.com e, em seguida, confirmada no mesmo dia nos fóruns Mutemath Teleprompt Records e Warner Bros Records, fazendo uma imprensa conjunta ao lançamento em 9 de junho de 2009, anunciando os detalhes do lançamento do álbum, incluindo o nome de Armistice, capa e lista de músicas, bem como a data de lançamento oficial em E.U.A. (18 de agosto).
18º na Billboard 200, com mais de 18.000 unidades vendidas na primeira semana. O álbum alcançou a posição nº. 4 na Billboard Rock. 3º na Billboard Digital Albums e Billboard Alternative Albums mesma semana.

Discografia:

Álbuns
Mutemath – 2006
Armistice – 2009

EPs
Reset EP – 2004
Live at The El Rei RP – 2006
Spotlight EP – 2009

Álbuns ao vivo / DVDs
Flesh and Bones Electric Fun: Mutemath Live – 2008

Singles
“Tipical” – 2007
“Control” – 2008
“Spotlight” – 2009
“Backfire” – 2009

Outros Clipes/Vídeos:

Chaos


Backfire


Spotlight


Armistice


Wallpapers:
Clique na imagempara ampliar e depois defina como papel de parede.

Onde comprar os CDs/DVDs deles?
Armistice - CD (Submarino)
Mutemath - CD (Submarino)
Mute Math: Flesh and Bones Electric Fun (importado) - DVD (Submarino)

Fontes e links:
Site Oficial
Canal MUTEMATH no Youtube
Wikipedia English
MySpace
Tradutor Google

Um comentário:

Marcos disse...

Esse Ben Harper... sempre por dentro do mundo acústico.

Cotovelo Na Testa ® - All Lefts Reserved
Por favor, se copiar alguma postagem/imagem/vídeo, credite-nos.
Estamos abertos à parcerias. Contate-nos pela guia "Contato".