10/09/2009

Alagamentos

O blog andou dando uma parada brusca esse último mês. Devido a quantidade extra de trabalhos comprimidos para dar tempo de fechar o trimestre, com aquelas quatro semanas de recesso escolar. Sempre que possível eu posto algo de interessante aqui.
Mas a questão tratada aqui não é essa, e sim a dos alagamentos que estão acontecendo em São Paulo, principalmente. Onde pessoas morreram soterradas ou afogadas, como aquele caso que um cidadão foi puchado por um valão.
A questão é, a culpa é dos políticos? Não.
Em primeiro lugar, o povo é corrupto. Segundo pesquisas feitas pela Rede Globo (embora não seja uma maravilha de fonte confiável) mostram que 70% dos entrevistados roubariam também lá no senado. Isso sem contar, é claro, com os que mentiram dizendo que não roubariam.
Bom, mas o que isso tem a ver com os alagamentos? São uma série de fatores. Os desmoronamentos e soteramentos de pessoas, por exemplo. As pessoas que moram alí, naqueles lugares de risco, estão porque invadiram. Estão em moradia indevida. Sendo uma área de risco, obviamente niguém deveria morar lá. Agora que entra a parte do governo, que deveria disponibilizar moradia para essas pessoas em outro lugar, mas não fazem. É muito melhor botar o dinheiro no bolso do que ajudar algumas pessoas. Ah, mas assim ele é corrupto. Sim, e quem é que o elegeu? Exatamente, nós, a culpa é nossa.
A outra questão, os alagamentos, por que eles ocorrem?
Aquela velha frase que você está cansado de ouvir... - Não jogue o lixo no chão senão entope os bueiros. Sim, é isso mesmo. Você já não se cansou de ver aquelas pessoas mais pobres, que moram em barracões ou em casebres, jogando todo o lixo no chão, na frente de casa, no terreno baldio perto? É, e depis ficam reclamando desse lixo que incomoda, cheiro ruim, que pode causar doenças. Criem vergonha na cara. Mas aí entra outro problema, onde vão colocar esse lixo, se o caminhão de lixo não passa nessas comunidades? Em primeiro lugar, se o caminhão de lixo não passa nessas localidades é por que são de difícil acesso, devido a serem construidos em ilegalidade pelos proprios invasores (moradores).
Bom, e o que se pode fazer para acabar com isso? Ao invés de ficar reclamando que o governo não resolve limpar o lixo (mesmo porque, se limpasse voltaria a mesma coisa), que criasse primeiro um sistema de recolhimento desse lixo criado, e após, que essas pessoas utilizassem esse sistema.
Consequentemente com tanto lixo entupindo os bueiros, canalizações, etc., as ruas alagam, os valões enchem e alagam as casas, enfim, o que se vê na televisão. Uma hora isso tem que mudar.

Nenhum comentário:

Cotovelo Na Testa ® - All Lefts Reserved
Por favor, se copiar alguma postagem/imagem/vídeo, credite-nos.
Estamos abertos à parcerias. Contate-nos pela guia "Contato".